Apoios
Editais de Fomento
O Programa de Formação de Recursos Humanos em Áreas Estratégicas (RHAE) foi uma iniciativa pioneira criada em 1987, em uma parceria do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), sendo destinado à inserção de mestres e doutores em empresas privadas, preferencialmente de micro, pequeno e médio porte, com o objetivo de formar e capacitar recursos humanos que atuem em projetos de pesquisa aplicada ou de desenvolvimento tecnológico e aumentar a interação entre universidades e empresas
Para fazer a aproximação entre a academia e o mercado, o Sebrae criou o Catalisa ICT, uma jornada de aceleração que oferece aos pesquisadores capacitação em gestão, mentorias, momento a projetos e acesso ao universo empresarial.
Para o Catalisa ICT, o Brasil precisa de negócios inovadores de base tecnológica para acelerar o seu desenvolvimento econômico e social. Uma quantidade expressiva de conhecimento é produzida em universidades brasileiras e precisa ser aplicada para gerar inovações. Assim, será possível implementar planos e projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação que resultem na criação de negócios inovadores e na transferência de tecnologia.
O Programa Centelha tem como objetivo estimular o empreendedorismo inovador por meio de capacitações para o desenvolvimento de produtos (bens e/ou serviços) ou de processos inovadores. Além disso, ele apoia, por meio da concessão de recursos de subvenção econômica (recursos não reembolsáveis) e Bolsa de Fomento Tecnológico Extensão Inovadora, a geração de empresas de base tecnológicas a partir da transformação de ideias inovadoras em empreendimentos que incorporem novas tecnologias aos setores econômicos estratégicos do Estado do Paraná.
Editais de Aceleração
O Mariana Labs é um programa on-line de aceleração de negócios que busca gerar oportunidades de desenvolvimento de novos negócios inovadores e sustentáveis. O programa é desenvolvido pela Fundação Renova em conjunto com a organização Wylinka.
Tem como foco impulsionar negócios que queiram contribuir para a resolução de desafios vivenciados pelo município de Mariana/MG.
Incubadoras
A Integ surgiu de um acordo entre a UNICENTRO e a Federação das Indústrias do paraná, FIEP, e tem como finalidade apoiar a criação e o desenvolvimento de empresas de base tecnológica. Seu papel é oferecer total apoio, assistência e capacitação para pessoas com ideias inovadoras e empreendedoras.
Proporciona ambiente favorável para o desenvolvimento de novas tecnologias, bem como mecanismos para fortalecer empreendimentos sustentáveis. Os projetos aprovados pela NOVATEC/INTEG mantêm o pagamento das despesas com os programas de incubação de empresas, de atendimento a empresários e na criação e incentivo a startups e novos empreendimentos em Guarapuava e região.