Publicações
Confira as últimas publicações do nosso time e de pesquisadores que se dedicaram a estudar os resultados dos nossos produtos
1 de agosto de 2023
Resumo: O CriptoNio é uma proposta de jogo educacional que emprega tecnologia Blockchain, tais como criptomoedas e NFTs. O jogo se baseia em perguntas e respostas com dicas, vídeos, missões personalizadas, sistema de progressão de níveis, multiplayer, relatórios de desempenho, rankings e recompensas em criptomoeda. Este criptogame pode motivar e proporcionar aprendizagem lúdica e personalizada para alunos do ensino médio, com foco em questões do ENEM e com a possibilidade de remunerar os jogadores em criptomoedas com base em seu tempo de estudo.
27 de outubro de 2022
Resumo: O objetivo desse trabalho é apresentar uma proposta de jogo educacional que busca empregar tecnologia Blockchain, tais como criptomoedas e NFTs. Esse criptojogo proposto, denominado CriptoNio, consiste em um jogo de perguntas e respostas com dicas, vídeos, missões personalizadas, sistema de progressão de níveis, multiplayer, relatórios de desempenho, rankings e recompensas em criptomoeda. Este jogo tem o potencial de motivar e proporcionar aprendizagem de maneira lúdica e personalizada para alunos do ensino médio, com foco em questões do ENEM e com a possibilidade de remunerar os jogadores em criptomoedas com base em seu tempo de estudo.
28 de dezembro de 2021
Resumo: Neste artigo, analisou-se o efeito da utilização do jogo Nivelamento Online (NiO) na aprendizagem de Física e no engajamento de dois grupos de alunos universitários durante a pandemia da COVID-19. O grupo 1 utilizou o jogo para resolver uma série de problemas de Física na primeira semana, enquanto o grupo 2 resolveu os mesmos desafios no Moodle. Na semana seguinte, os grupos responderam a uma nova série de problemas, mas trocaram os recursos tecnológicos. No estudo, foram coletados dados de usabilidade através do questionário SUS, de engajamento com o instrumento EGameFlow, e de aprendizagem, motivação e satisfação dos alunos no questionário sobre a experiência do aluno. Os resultados obtidos evidenciam que o jogo Nivelamento Online propiciou satisfação na experiência ao usuário e mostrou-se eficiente como uma ferramenta de apoio ao ensino não presencial, proporcionando engajamento aos estudantes universitários, além de melhores resultados na aprendizagem, motivação e satisfação quando comparado com o Moodle.
24 de setembro de 2019
Resumo: A falta de soluções tecnológicas no mercado da educação em nível superior aliada às demandas das diretrizes educacionais nessa área, tais como: personalização da aprendizagem, ajuste da formação à realidade tecnológica atual e redução da evasão, têm impactado na criação de diferentes produtos que nem sempre são capazes de avaliar e melhorar (personalizar) a aprendizagem dos alunos. Assim, surge o Ni.O, Nivelamento Online, um jogo online voltado para auxiliar a aprendizagem de matemática básica no ensino superior. Consiste em um sistema de perguntas e respostas para as plataformas web e mobile, com vídeos, dicas, missões, sistema de progressão, premiação e ranking, visando melhorar o engajamento e consequentemente o desempenho do aluno jogador ao longo da resolução das questões. O jogo é portátil, auxilia a aprendizagem, proporciona desafios e interatividade. O objetivo deste trabalho foi apresentar um jogo cujo game design, divisão de conteúdos e sistema de avaliação de aprendizagem permitem avaliar e melhorar de forma personalizada a aprendizagem do jogador.